A pingadeira de concreto é utilizada em obras para impedir problemas relacionados à água da chuva. Portanto, é um item que dá várias vantagens como o baixo custo e alta resistência padrão.
O que é e para que serve?
Trata-se, a princípio, de um acabamento que pode ser feito de concreto ou outro material. Dessa forma, é o tipo de item que se coloca em uma janela ou vão. Assim, a parede ou o muro apresentam um detalhe estético a mais.
Essa, no entanto, não é a única função da pingadeira, apesar do acréscimo visual. Nesse sentido, ela serve para que a água não escorra pelas janelas ou paredes. Portanto, é um elemento que aparece muito em uma obra.
Como funciona?
Durante a chuva, a água costuma escorrer pela parede após bater na janela. Então, com essas peças colocadas a uma certa distância da parede, isso não acontece mais. Como resultado, o usuário consegue prevenir infiltrações e evita que o reboco estrague os blocos.
Pingadeira de concreto, a mais usada
Em geral, existem as pingadeiras de plástico, aço galvanizado e granito, além da de concreto. No entanto, esta última é a mais utilizada na construção por fatores como a impermeabilidade.
Isso quer dizer que ela não gera acúmulo de água com o tempo. Do mesmo modo, ela pode ter dois formatos, o reto ou o que recebe o nome de ‘capelinha’, já que possui duas guias.
Qual é o processo de produção?
É possível obter uma pingadeira de dois modos, pré-moldada ou feita na obra. Além disso, tanto a largura quanto o comprimento tendem a variar conforme a superfície. O projeto também é o que define qual o material que será usado.
Para se ter uma base, algo que se costuma fazer para definir o tamanho é a largura total da parede. A partir disso, basta pegar o valor da medida de acrescentar 20 mm para saber sobre a parte superior.
A pingadeira de concreto e suas vantagens
O uso desse tipo de item em uma obra implica em vantagens além da impermeabilidade. Por exemplo, vale destacar que é um produto ecologicamente correto se for feito com matéria-prima de qualidade.
São alguns dos benefícios que mais se destacam em relação às pingadeiras de concreto. Portanto, pode-se dizer que é um bom produto tanto para quem pensa no valor estético quanto na utilidade.
As diferenças entre pingadeiras e rufos
Saiba, desde já, que pingadeira de concreto é uma das categorias de rufos. Este, por sua vez, é o tipo de item que se usa em telhados e coberturas. Dessa forma, ele serve para evitar problemas na alvenaria como:
As pingadeiras, então, surgem como uma das categorias desse tipo de elemento na obra. Nesse sentido, elas são usadas em muros ao invés dos telhados. Ainda assim, mantém a mesma função de evitar que a água escorra.
A pingadeira de concreto e sua importância
Como deu para notar, o uso da pingadeira é crucial para preservar a estrutura da construção. Afinal, a água escorrer por ali pode causar vários problemas, como prejudicar a pintura.
Aplicar uma pingadeira nos locais certos vai resolver essa situação de uma vez por todas. Do mesmo modo, ainda é uma medida que dá um bom aspecto para o projeto. Além disso, é resistente e muito durável.