O gelo baiano de concreto é um tipo de bloco feito em cimento, muito comum em sinalização de trânsito. Nesse sentido, descubra porque ele leva esse nome, bem como, as suas aplicações dessas peças.
Saiba a origem do termo gelo baiano de concreto
Esse item era produzido por uma empresa de Salvador e ganhou o nome pelo uso no trânsito carioca em meados de 1964. Isso porque, colocavam-se os blocos para fechar algumas ruas, o que congelou o trânsito na época.
A ação foi feita pelo coronel Américo Fontenelle, que à época era diretor do Detran no Rio de Janeiro. Ele era famoso pelo rigor com que atuava e recolhia os veículos em local irregular.
Notícia tornou o nome popular
As críticas às medidas ganharam os jornais e os blocos foram chamados pela primeira vez de gelo baiano. Então, o nome ganhou força e passou a fazer parte do cotidiano das pessoas. Até hoje, se usa a expressão padrão mesmo que muitos não conheçam a origem.
Para que serve o gelo baiano de concreto?
Esse item é um prisma de concreto, que pode variar no formato conforme o local de instalação. Desse modo, pode cumprir diversas funções, tais como:
O gelo baiano de concreto, em geral, recebe uma pintura amarela e preta, para destacar a sinalização de vias. No entanto, também se vê esse tipo de objeto na cor natural cinza, em muretas de rodovias, por exemplo.
Diferentes tamanhos
Para cada tipo de função, se usa um formato diferente do produto. Nesse sentido, em uma garagem os blocos mais baixos em forma de trapézio são mais comuns. Isso porque, eles servem apenas para limitar até onde vai o pneu do veículo.
Já em divisões de vias se vê com maior frequência o modelo mais alto e reto acima do prisma. Afinal, em rodovias, por exemplo, esse item pode servir ainda como barreira em caso de acidentes.
Formato original
A empresa que iniciou a produção do gelo baiano de concreto o fazia nas seguintes dimensões:
Com o tempo, outras empresas entraram para o ramo e surgiram os diversos formatos que se vê hoje no mercado. Aliás, conforme a demanda é possível criar um formato personalizado, uma vez que basta criar um molde para o produto.
Por que optar pelo gelo baiano de concreto?
O gelo baiano de concreto tem uso amplo no dia a dia por ser uma opção resistente e com bom custo-benefício. Afinal, ele pode ser transportado de um local a outro, em caso de sinalização de obras, por exemplo.
No caso de uso em vagas de garagem e sinalização, ele também é de simples instalação. Assim, não requer uma estrutura ou ferramentas complexas. Além disso, tem uma longa vida útil e mesmo em caso de danos por impactos, é fácil de consertar.
Ganho em tempo
Como é um bloco pré-moldado, ele tem uma produção rápida. Por isso, é muito usado em obras de engenharia em que há prazos curtos para entrega. Além disso, podem receber pintura após a instalação para melhorar a visibilidade no trânsito.