Um bloquete intertravado tem muito uso nos dias atuais, por vários motivos. Dessa forma, eles são seguros e trazem boas vantagens, como o fato de evitar quedas. Conta com tamanhos, formatos e até mesmo com vários tons diferentes.
O que é um bloquete intertravado
É uma peça de concreto que se usa muito para fazer pavimentos, como em calçadas. Assim, é se parece muito com o paralelepípedo e pode ter confusão em relação aos dois. Além disso, também é conhecido como piso intertravado e pode ser usado para:
Podem ser vistos em várias cores diferentes, de acordo com o lugar e a demanda. Mas, no caso de seu formato, existe uma norma que define que existem vários tipos diferentes. Por fim, é essencial que cada face do bloco seja bem feita e paralela, para ter o travamento.
Como funciona
Um bloquete intertravado é um bloco de concreto com pré-fabricação antes do uso. Dessa forma, eles se assentam por causa das camadas de areia que usam no processo. Além disso, as peças se travam entre si por conta de uma contenção na lateral e atrito entre elas.
Ao final do processo, as juntas que ficam entre as peças são preenchidas. Assim, esse trabalho pode ser feito com algum tipo de material de rejunte. Depois, o pavimento já está pronto para que possa ser utilizado por todos.
Tipos de bloquete intertravado
Essas peças tem no máximo 250mm em suas dimensões para o uso. A sua espessura mínima é de 60mm e a resistência fica em torno de 35Mpa. Por fim, existem vários tipos diferentes, em relação aos formatos dos blocos:
Os pavimentos feitos com essas peças, se tornam muito sustentáveis para o meio ambiente. Assim, um dos motivos é que dá para fazer manutenção sem ter perdas do material. Além disso, ainda tem funções que são muito úteis para esse tipo de bloco.
Veja as vantagens
Com o bloquete intertravado é possível fazer uma obra muito mais veloz. Porque, ao colocá-lo no chão, já dá para utilizar a área logo depois. Mas, a sua vida útil é muito longa, com mais de 25 anos e não precisa de reparos a todo momento.
Dá para ver que é muito seguro por ser de um material que evita quedas e escorregões. Além disso, é permeável, o que faz com que a água de chuvas escoe rápido para o solo. Por fim, dá para criar áreas podotáteis e áreas para estacionar com espaços vazados.
Uma desvantagem
Pelo fato de que a forma de o preencher é feita com areia, vira um ponto negativo. Ao longo do tempo, ela pode sair com limpezas, por exemplo. Dessa forma, tem chances de trazer danos ao rejunte e os blocos ficam soltos.
Forma de escolher um bloquete intertravado
A hora de escolha vai depender do tipo de pavimento padrão que precisa para o local. Mas, a aparência e a cor que precisa, também são pontos para se levar em conta. Por mais que os modelos sejam conhecidos por baixa qualidade, há lugares que vendem ótimas peças.
No momento de instalar, deve-se lembrar que é fácil, mas precisa ser seguro. Portanto, os profissionais que lidam com esse material, precisam saber bem sobre seu tamanho e espessura. Assim, tem mais chances de o espaço não afundar ou quebrar com o tempo.