O bloco de cimento estrutural padrão pode, de forma literal, garantir a solidez de uma obra. De fato, junto a uma mão-de-obra de qualidade e um bom projeto, este item pode ser uma aposta prudente em vários sentidos.
O que é um bloco de cimento estrutural?
O item é muito usado na alvenaria estrutural, e também é chamado de bloco de concreto. Utiliza-se como alicerce de obras, pois este dá forma e suporta todo o peso da construção.
Cabe dizer que há outros gêneros de blocos de cimento. Emprega-se cada um em momentos e em tipos diferentes de obras. Assim, alguns modelos de concreto são:
Entre estes itens, costuma causar mais dúvidas a distinção entre o bloco de cimento estrutural e o de vedação. Logo, é crucial entender suas diferenças.
Quando usar bloco de cimento estrutural e vedação?
As duas peças são clássicas e têm ótima resistência. Além disso, sua composição, em geral, traz os mesmos elementos, apenas varia quanto à fração de cada um. São, de maneiro básica, feitos a partir de materiais como:
Utiliza-se o bloco de cimento estrutural na alvenaria de estrutura. Este é um sistema que não se vale de vigas e pilares de sustentação. Portanto, a função dos blocos, nesse caso, é suportar todo o peso da edificação através das suas paredes.
Por outro lado, os blocos de vedação podem ter resistência menor, pois não têm tarefa de suporte, por si só. São, contudo, usados para vedar a construção, separar cômodos, conferir privacidade e proteção de fatores físicos externos.
Pontos positivos
Existem inúmeras vantagens em usar blocos estruturais em uma obra ou reforma. De fato, entender quais são seus pontos positivos ajudará na decisão de utilizá-las ou não.
A escolha mais sólida
Sem dúvida, uma das maiores vantagens do bloco de cimento estrutural sobre outros é sua resistência. Então, oferece ótimo suporte para a edificação. Além disso, contribui para a diminuição do entulho devido à quebra no canteiro de obras e reduz o desperdício.
Otimização do tempo
O tempo gasto na obra é, em geral, reduzido com seu uso. Isso se dá por conta do rigor de suas medidas e ótimo acabamento. Ainda, vale lembrar, por ser empregado como suporte, dispensa vigas e pilares.
Menos trabalho
Graças ao seu formato é possível passar instalações elétricas e hidráulicas através dos furos do bloco. Assim, dispensam-se quebras e cortes nas paredes. Em função desta vantagem, então, também há economia de recursos e mão-de-obra.
Bloco de cimento estrutural: uma escolha segura
Os blocos de cimento são tradicionais e contam com larga margem de segurança. Isto é notável, sobretudo, quando se fala do bloco estrutural. Embora seja crucial pesar as opções, é certo que ao escolher este material garante-se confiança e bases sólidas.
No momento da compra opte por um fornecedor de peso no mercado, afinal, esse material serve para bases estruturais. Logo, todo cuidado é pouco para que você tenha uma obra segura, com qualidade e que vá durar por muitos anos sem manutenção recorrente.