Neste artigo você verá as vantagens de se usar o bloco estrutural 19x19x39 e qual o seu rendimento por metro quadrado. Além disso, confira se é seguro o uso deles nas obras e porquê se deve optar por usar este tipo de concreto.
O que é o bloco estrutural 19x19x39?
É um tipo de bloco de construção desenvolvido a partir da mistura de água, cimento e outros elementos agregados, por exemplo, pedriscos, o mais comum. Além disso, é usado bastante na parte de alvenaria e atua tanto na vedação como pilares e vigas.
Existem as classes A, B e C e todas devem ter a resistência à compressão igual ou maior a três MPa para ser usadas em construções. Ou seja, cada unidade deste material tem que suportar em torno de 20 kg.
Um ponto importante sobre este material de construção padrão é que ele limita bastante na obra e em futuras reformas. Nesse sentido, requer uma mão-de-obra mais especializada e alinhamento com o arquiteto.
Entregas dos blocos na obra
Existe toda uma logística na hora de receber e a primeira coisa é organizar o local para as peças que devem ficar perto da grua. Ao mesmo tempo, deve haver carrinhos para o caso de ter que percorrer certas distâncias.
Vantagens do bloco estrutural 19x19x39
A principal utilização dele é para o levantamento de paredes ou muros de grande porte como, por exemplo, de arrimo ou contenção. Como resultado, o custo diminui e o tempo também reduz por não precisar de revestimento. Aqui tem outras vantagens:
Por se tratar de mão-de-obra especializada, dá para entender que o manuseio deste material de construção é difícil. No entanto, o profissional deixa de usar a colher de pedreiro para utilizar a paleta de assentamento que é um objeto que evitará o gasto de massa.
Rendimento por metro quadrado
Precisa de 14 peças por m² e cada pallet contém cerca de 95 ou 110 unidades. Dessa forma, tem que apenas calcular a área do local para saber quantas unidades serão necessárias.
Diferença do bloco estrutural 19x19x39 e de vedação
O bloco estrutural 19x19x39 não precisa de vigas e pilares por ele ocupar o lugar de sustentação. Enquanto, a base da vedação é usada na estruturação convencional junto do ferro, aço, lajes e outros.
A opção mais comum no mercado são as estruturas de concreto armado e estrutura de aço. Agora, a característica do segundo é que não precisa ter muita resistência devido às armações que são feitas.
Alvenaria estrutural é segura?
É segura e já existem edifícios de 10 andares, contanto que não tenha nenhuma interferência humana indevida. Afinal, o único problema desse modelo é a inflexibilidade de fazer reformas posteriores.
Outra diferença é que a parte elétrica e de hidrossanitária são feitas no mesmo momento que acontece o assentamento dos blocos. Enfim, vale a pena investir na alvenaria industrial e usar os blocos estruturais 19x19x39 para agilizar e economizar cerca de 30% da verba.