Cisterna enterrada de alvenaria

A cisterna enterrada de alvenaria é um modelo padrão muito conhecido de reservatório d'água. Aliás, ele também é muito usado no nordeste do Brasil. Com isso, saiba mais sobre esse sistema tão famoso.

O que é uma cisterna enterrada de alvenaria

A cisterna é feita de tijolos, cimento, e cal. Assim, ela é um depósito que serve para armazenar, conservar e captar água. Dessa forma, ela funciona como um tipo de caixa d'água, e pode ter esse líquido nas formas:

  • Pluvial;

  • Reutilizado;

  • Potável.

Para ocupar menos espaço na superfície, esse modelo em concreto é colocado enterrado no solo. Porém, é de suma importância ter um profissional para analisar as condições do terreno.

O investimento nessas peças pode sair mais caro comparado a outros tipos. Afinal, será necessário uma mão de obra local mais um engenheiro. Por ser de grande porte, ela comporta um alto volume, e com isso é necessário um amplo espaço no local da instalação.

Essa é uma alternativa muito boa para economizar e pode ser instalada tanto nas cidades, quanto na zona rural. No nordeste do país o seu uso é maior, pois elas suprem muito bem as necessidades do povo.

Vantagens de uma cisterna

As vantagens de ter uma cisterna em casa são várias e por isso muitas pessoas têm buscado ter uma em casa. Desse modo, veja a seguir alguns pontos positivos desse sistema:

  • É ecológico;

  • Tem um sistema simples;

  • Construção conhecida;

  • Ajuda a economizar.

No caso da cisterna de concreto, ainda existe o grande benefício de ter uma alta capacidade de armazenar. Além disso, esse item torna possível uma economia de água de até 50% no valor da conta.

Contras de uma cisterna de alvenaria

Já que nem tudo é perfeito, existem alguns pontos negativos no caso da cisterna enterrada de alvenaria. Com isso, confira quais são eles:

  • Alto investimento;

  • Sem proteção contra micro-organismos;

  • Precisa de obras de engenharia;

  • Se não for bem feito, pode infiltrar.

Note, então, cada um desses contras antes de escolher o modelo que será instalado na residência. Aliás, vale lembrar que esse tipo é espaçoso e ocupa um bom espaço, por isso o ideal é que ela seja enterrada.

Quais são os tipos de cisternas

Além da alvenaria, também existem outros modelos e materiais desse sistema disponíveis no mercado. Dessa forma, o comprador pode escolher aquele que vai se encaixar melhor em sua realidade.

Plástico slim

Conhecida como cisterna vertical, esse tipo apresenta uma estrutura mais fina. Por isso, ela se torna uma opção mais viável para locais com espaço reduzido. O design é moderno e ela fica fixada na parede.

Minicisterna

Uma outra boa alternativa para imóveis pequenos são as minicisternas. Isso porque, elas são compactas e ficam acopladas no sistema de calhas da casa, assim, captam a água que vem da chuva.

Fibra de vidro

Essas são feitas em plástico e garantem uma boa resistência. Ainda mais, são mais baratas e leves. Mas, ela apresenta um sistema de vedação não muito bom, o que contribui para a proliferação de microorganismos.

Vale a pena ter uma cisterna enterrada de alvenaria?

Caso você queira uma garantia total de controle de variação de temperatura e de proliferação de insetos, a cisterna enterrada de alvenaria é uma ótima opção. Assim, com elas é possível ter água para fins domésticos como limpar quintal, pisos, carros e etc.

Tags: Comércio de Cisterna enterrada de alvenaria, Produtos de Cisterna enterrada de alvenaria, Serviços de Cisterna enterrada de alvenaria, Cisterna enterrada de alvenaria de qualidade, Cisterna enterrada de alvenaria com melhor preço, Cisterna enterrada de alvenaria com menor preço.
O texto acima "Cisterna enterrada de alvenaria" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais


ONDE ATUAMOS